Roberta e Bruno trabalharam muito para decorar um pequeno apartamento alugado em São Paulo. Renovaram ambientes, corrigiram imperfeições e optaram por elementos de decoração afetivos e cheios de significado para ambos, para que os espaços ganhassem estilo e refletissem muito a personalidade do parelha. Mais informações sobre esta morada:
Tipo de residência: departamento
Espaço: 90m²
Relacionado
Mistura de estilos e formas: um apartamento aconchegante e moderno de 67m²Flores secas para decoração: 40 ideias e tutoriais para montar arranjosPrateleiras de cozinha: 50 ideias para deixar tudo à vista
Cidade: São Paulo-SP
Residentes: Roberta é matemática e musicista, e seu hobby é macramê e costura. Seu marido, Bruno, é jornalista e músico. Ambos compartilham uma paixão por cuidar de vegetais. Junto com eles também vivem dois cachorrinhos adoráveis, Duda e Paçoca.
Diferencial: Os desafios da decoração começaram pelo tamanho do apartamento, que era menor que a antiga morada do parelha, e pelos móveis, que ganharam uma novidade função no novo lar. Diz Roberta: “Tivemos que mudar o macróbio aparador que sustentava o som para a cozinha, e hoje ele abriga a lava-louças e guarda a comida”. Aliás, o estúdio de costura e macramê de Roberta teve que se fundir com o estúdio de música do parelha. E por conta da pandemia de Covid-19 acabou virando também um escritório. Surpreso, ele diz “parecia que não ia encaixar, mas deu tudo notório”.
Estilo próprio em apartamento alugado
O sabor de Roberta pela decoração vem de longe, ela diz que sempre gostou de cuidar da morada e lembra “ao longo dos anos experimentei alguns estilos, porquê minimalista e escandinavo, e percebi que seria difícil ( não expressar tedioso) ser leal a qualquer um deles”. Assim, ele também percebeu que o mais lícito é que a morada tem a rostro de seus moradores. Para o parelha, a música é um elemento muito potente e se distribui pela morada: “desde a vitrola quando Bruno era menino, passando pelos nossos discos, instrumentos musicais, até quadros com cartazes de shows”.
Cores no lobby
Roberta diz que o hall é “sem incerteza o hit do apartamento” e o aponta porquê uma de suas partes favoritas da morada. Com uma queda por quadros no pavimento e plantinhas, ele conta que simplesmente deixou o espaço charmoso e funcional e, evidente, também se pôs a trabalhar para fazer o cabideiro. A cor que rouba a cena no roda é a Caipirinha, da Suvinil.
Música sempre presente na decoração
Segundo o parelha, a vitrola é a psique da morada e está ligada quase o tempo todo, embalando os diversos momentos do dia. Nesse espaço, Roberta instalou uma estante para quadros que utiliza porquê suporte para os vinis, que mudam conforme o dia. Para ela, “essa troca permanente de registros ajuda a fabricar uma decoração viva, sempre em movimento”.
Lâmpada DIY e muitas vegetais.
A Roberta adora fabricar itens de decoração e uma delas é oriente pantalha de pinho francesismo. Além de divertida, a peça dá charme à noite. As vegetais estão sempre presentes nos ambientes. E a esse reverência, o parelha afirma: “adquirimos o sabor pelas vegetais e o zelo com essa natureza nos renova”.
Um sofá para deitar
Na sala, um grande sofá garante o conforto de todos. Destaque para uma linda peça em macramê que Roberta confeccionou assistindo a um vídeo tutorial.
Suavidade e força feminina na sala de jantar
Roberta relata que a sala de jantar é um terraço fechado e para definir o espaço utilizou uma tinta rosa, que ela descreve porquê gulodice, acrescentando: “Acho que a cor completou o aconchego da sala”. Quase tudo ali tem um pouco da mão, esforço e carinho da Roberta, desde a pintura até a instalação do pênsil. Risonho, ele também diz “Bruno quase sempre só assiste”.
Predileção por arranjos
Nas mesas e em vários cantinhos do apartamento, sempre há um lindo maquinação para completar a decoração. Roberta garante que flores nunca faltam na morada, já que os arranjos também são uma de suas paixões. Ele conta ainda que, aos poucos, vem aprendendo mais sobre essa arte.
um galeria elegante
O galeria que leva aos quartos é pequeno. Para esse espaço, Roberta explica que preferiu usar elementos que já tinha. Ela também afirma que a combinação de vegetal e banquinho é uma de suas decorações favoritas. O gancho de samambaia moderno, adquirido em uma loja sítio, labareda a atenção e é sempre motivo de perguntas.
Cores e formas delicadas no quarto.
Há qualquer tempo Roberta flertava com a teoria de um grande quadro circundar na parede. E lembre-se: “quando cheguei a oriente apartamento, tive a certeza de que esta união estava para suceder”. A cor escolhida foi o Nude, da Suvinil. Outro destaque da sala é o charmoso lustre globo.
Originalidade nos arranjos
Roberta também curte arranjos com flores secas e, com muita originalidade, transformou uma jarra em um elegante vaso que decora graciosamente o criado-mudo.
Uma morada enxurrada de vida
Os cães dominam todos os ambientes. E Roberta diz que adora vê-los ao lado das vegetais: “Sinto que minha morada tem vida”.
Silêncio e tranquilidade para resfolgar
O quarto é um lugar de folga. Assim, o parelha explorou elementos que transmitem calma, porquê vegetais que ajudam a relaxar e a mensagem da lousa: aproveite o silêncio. A frase é a primeira imagem que eles veem ao combinar e a última antes de dormir. Aliás, ele se refere a uma música do Depeche Mode, uma de suas bandas favoritas.
Um quarto multifuncional
O segundo quarto do apartamento foi convertido em um espaço multifuncional. Nesse envolvente, encontra-se o estúdio onde o parelha faz música, o estúdio de macramê da Roberta, um home office e também recebe convidados quando necessário. A fita na cor titânio e o lindo macramê mostarda, que é o preposto de Roberta, dão um toque todo próprio.
escritório em morada e estudo
Também neste mesmo espaço está o home office, a fita cinza escuro também se repete para delimitar a extensão de escrivaninha. Nas prateleiras, os CDs que o parelha mais ouve.
Praticidade e charme com prateleiras na cozinha.
Roberta mostra o traste macróbio que acompanha o parelha e que servia para segurar o rádio, “agora acomoda muito muito as coisas que a gente precisa na cozinha”. As prateleiras de pinho são práticas e guardam copos, xícaras, potes e pratos que o parelha mais utiliza no dia a dia.
Armário sincero e mais vegetais
Na foto, a livraria que acompanha o parelha há muito tempo. Sobre a sala, Roberta conta que cada prédio tinha uma função e, agora, a cozinha acomoda louças, utensílios e, evidente, mais vegetais. Ela também revela que adora panos de prato e sacolas ecológicas com mensagens que significam alguma coisa para ela.
Aproveitando cada esquina
Roberta sempre dá um jeito de aproveitar cada cantinho do apartamento, ao lado da porta da cozinha, colocou mais um gancho para pendurar sacolas e um banquinho com várias funções, no qual ela diz “às vezes ela senta a gente na cozinha para ter um moca, às vezes serve de suporte para o copo de pote sequioso”.
Elementos decorativos cheios de significado, vegetais variadas e peças feitas com muito carinho agregam personalidade e transformam esse imóvel em um lar referto de vida. E para deixar qualquer espaço mais deleitável com um toque de verdejante, veja também ideias de vegetais para apartamentos.