Talvez você já tenha ouvido falar em xeriscape. É um tipo de paisagismo estilo deserto, claro?
Na verdade, estou cá para te expressar que é muito mais!
Por definição, xeriscaping é paisagismo voltado para climas secos, onde há pouca rega disponível. Envolve o cultivo de “xerófitas”, ou vegetação que requerem muito pouca chuva, porquê cactos e suculentas.
No entanto, a versão atual do noção é muito mais ampla e pode ser aplicada a todas as zonas climáticas.
Uma vez que isso pode ser?




Porque xeriscape não é exclusivamente cultivar vegetação onde não há muita chuva.
E não é “paisagismo zero”, uma referência zombeteira a algumas paisagens onde o noção foi implementado sem sucesso, ou áreas onde o paisagismo zero foi implementado.
Em vez disso, trata-se de cultivar as vegetação certas nos lugares certos e agrupar vegetação com requisitos de umidade semelhantes, para minimizar a manutenção e forrar chuva.
O que queremos expressar com as vegetação certas?
Nativos e não nativos tolerantes à seca são as melhores vegetação para xeriscapes.
Plantar vegetação nativas é uma ótima maneira de diminuir o consumo de chuva, forrar verba, reduzir a manutenção e forrar tempo.
Uma vez que eles são adequados para um envolvente específico, você pode dar a eles um prelúdios saudável com chuva e alimento e, em seguida, praticamente esquecê-los.
Outro favor dos nativos é que eles atraem insetos polinizadores locais, pássaros e outros animais geneticamente programados para procurá-los em procura de comida e abrigo.
Eu recentemente escrevi sobre flores silvestres azuis nativas. Dois dos meus favoritos são bluehead gilia (Júlia aconteceu) e sálvia em xícara de farinha (sálvia farinácea) Ambos crescer em pleno sol e requerem muito pouca umidade.
A sálvia é mormente aprazível na segmento de trás de uma leito, pois é de um azul violeta cintilante e tem mais de meio metro de profundidade. O gilia é um tom mais evidente e tem murado de trinta centímetros de profundidade. Se você está procurando um toque de cor, o azul é uma escolha impressionante.
Se você estiver plantando variedades não nativas, comece selecionando aquelas que foram cultivadas para prosperar em sua zona climática e, em seguida, ajuste suas escolhas para aquelas que podem suportar a privação de chuva.
Uma vez estabelecidas, essas vegetação raramente requerem rega.
relva de lírio (Liriope muscari) é uma cobertura de solo não nativa e tolerante à seca que é usada extensivamente em minha espaço porquê vegetal de bordadura.




Nunca preciso regar o meu, e ele divide espaço com um Rosa Knock Out® arbusto que também requer pouca chuva.
Quando fazemos xeriscape, agrupamos as vegetação por suas necessidades de rega. Assim, se precisarmos regar, podemos dar exatamente o que cada vegetal precisa.
Ajuntamento de vegetação com requisitos de umidade semelhantes
Até agora, discutimos vegetação que podem prosperar com pouca chuva. No entanto, oriente não é o término da história.
Amantes da sombra se unem
Mesmo em áreas exuberantes, onde o marga é escuro e rico em umidade, podemos praticar o paisagismo visando a conservação da chuva e baixa manutenção.
Tomemos, por exemplo, jardinagem florestal com vegetação perenes.
Você tem uma espaço em sua propriedade que é muito sombreada, onde o solo parece estar úmido?
Tenho um trecho de árvores maduras que abrigam várias camadas de flora inferior delas, inclusive rododendro, samambaias, hostase vinca rastejante.
Eu ajudo a manter a espaço úmida fornecendo uma estrato generosa de material orgânica feito de folhas mortase nunca ter que regar esta espaço da minha propriedade.
Xerófitas, faça uma reverência
Esse “microclima” contrasta fortemente com outro, no qual tenho um solo argiloso que racha quando ressecado e é o lar de um pequeno jardim rochoso de arbustos rastejantes resistentes (Um assento espúrio) e galinhas e pintos (Para sempre).
Esses suculentas que retêm umidade são autossuficientes, e deixo que se espalhem para o teor de seus corações.
E se o xeriscapinng tradicional no estilo do deserto se adapta ao seu clima, sugiro uma variedade de xerófitas, porquê babosa, agaveecheveria, euphorbia, figo da Índia (Opuntia ellisiana), e iúca ou arbustos floridos porquê arbusto de terebintina.
Companheiros de cozinha
Se vocês são cultivo de ervasprocure por vegetação com pouca chuva porquê alecrim, hortelã, lavanda, sábio, tomilho, oréganoe levístico (Levisticum officinale).




Agrupe-os para que, em caso de seca, você possa refrescar convenientemente toda a turma com um prático regador.
Uma estrato de cada vez
Se você estiver fazendo paisagismo em grande graduação, considere árvores e arbustos tolerantes à seca, porquê coníferas, roble, bordo, olmopinho, nogueira, redbud, baga de inverno, forsítia, lilásserviceberry e marmelo.
Escolha variedades nativas ou cultivadas para sua zona climática.




Isso fornecerá copas e camadas intermediárias de vegetação tolerantes à seca que prosperarão com mediação mínima.
Também no nível médio estão gramíneas ornamentais porquê junça, pampas, manadeirae agulha, que adicionará textura e movimento a uma matriz de jardim.
No nível subalterno, vegetação perenes porquê falso índigo, erva-borboleta, rosa e urtiga morta são variedades clássicas de baixa umidade.
E anuais porquê moleiro polvoroso, rosa de musgo (Portulaca grandiflora), cosmos, zínias, malmequeres, petúniase girassóis foram meus favoritos ao longo dos anos.
Uma nota sobre gramados
Para muitos jardineiros domésticos, a vegetal de maior manutenção no quintal é o gramado.
Se você deseja reduzir o tempo gasto cortando, fertilizando e regando, você pode substituir a grama por vegetação nativas de cobertura do solo que são autossuficientes, uma vez estabelecidas.
Uma vez que selecção, considere trinchar mais eminente (três polegadas ou mais) para permitir que seu gramado crie raízes mais profundas e retenha mais chuva. Isso economizará verba e reduzirá o escoamento de águas pluviais.
Manutenção mínima e consumo de chuva
Nem todas as vegetação xeriscape são completamente auto-suficientes quando se trata de manutenção e rega. Lembre-se, dissemos que as vegetação precisam ser nutridas com rega e alimento quando plantadas pela primeira vez.
Quanto à manutenção, algumas vegetação com flores podem ser melhoradas com a poda de hastes pernudas para manter a forma ou deadheading para promover a floração.
Certifique-se de ler a literatura sobre vegetação para instituir a extensão do desvelo esperado com as vegetação que você escolher. Variedades de baixa manutenção economizarão tempo no jardim.
No que diz saudação à rega, haverá momentos em que haverá uma seca tão severa que você desejará dar uma bebida muito apreciada às suas vegetação. Mas quando o fizer, não arraste a mangueira.
Em vez disso, use um regador e aponte o ponta para o nível do solo onde estão as raízes, e não para a própria vegetal.
Regar folhas e flores é ineficiente e, sob luz solar direta com calor extremo, pode queimar as vegetação.
Se você selecionar vegetação que requerem rega ocasional, considere instalar um sistema de rega por gotejamento regar com eficiência ao nível do solo. Isso é mais econômico do que um aspersor ou uma mangueira de jardim portátil.
Recentemente, visitei um jardim único que apresenta espécies nativas e possui um intrincado sistema de rega de chuva. É o High Line, um parque público em Manhattan que oferece uma fuga refrescante da desordem da cidade inferior.
Levando ao sumo
Se xeriscape tem tudo a ver com plantações nativas e conservação de chuva, o High Line em Manhattan é um exemplo incrível em grande graduação.




Levante parque já foi uma traço de trouxa para o região de empacotamento de músculos.
Durante anos, o extinto sistema ferroviário foi mais um vestígio da degradação urbana. Hoje, é uma trilha de jardim sustentável com “telhado virente” e um protótipo de planejamento urbano ambientalmente responsável em todo o mundo.
Que inspiração!
Uma Novidade Atitude de Jardim
De Manhattan aos nossos próprios quintais, o xeriscape culpa um impacto ambiental positivo, criando um habitat com vegetação nativas e conservando a chuva com espécies nativas e cultivadas tolerantes à seca.




Você está pronto para entrar em um novo relacionamento com seu espaço ao ar livre e forrar tempo e verba ao mesmo tempo?
Para recapitular brevemente, veja o que fazer:
- Selecione nativos, variedades tolerantes à seca e verdadeiros xerófitos
- Planeje plantar em grupos com requisitos de chuva semelhantes
- Projete um conspiração em camadas para permitir que as vegetação se protejam e preservem a umidade
- Prepare-se para impor formado orgânico ou cobertura vegetal para ajudar na retenção de umidade
- Confira nosso guia de design de jardinagem xerofítica para encetar.
Seu xeriscape certamente florescerá!
E quando isso ocorrer, você pode se esticar em sua espreguiçadeira favorita e respeitar a vista.
Deixe-nos saber porquê sua jardinagem está progredindo na seção de comentários inferior.
E para mais guias de plantio tolerantes à secatente estes a seguir: