O ameixas, ou ameixas, são uma fruta preciosa para a nossa saúde. Baixo em calorias, mas rico em vitaminas, fibra e proteína ajuda a regular a atividade do intestino, tornando-se assim um remédio natural contra constipação. Mas também aumenta o sistema imunológico, protege o colesterol “bom” e mantém os açúcares sob controle.
AMEIXA
A ameixa é o fruto do Pruno europeu, mais conhecido como ameixa, que pertence à família das rosácea. É reconhecível pela sua forma ligeiramente afunilada ou pela variedade de formas esféricas. Até o momento, os maiores produtores do mundo são os Estados Unidos. Mas também na Itália a produção é ativa com pomares presentes principalmente nessas regiões:
- Abruzzo
- Campânia
- Emilia Romagna
- Trentino Alto Ádige
- Piemonte
- marcha
- Lácio
Oferecendo assim uma ampla disponibilidade no país. Mas vamos ver quais são suas principais características.
LEIA TAMBÉM: Frutos secos: os benefícios para a saúde. Uma panacéia para o coração e os ossos
AMEIXAS VALORES NUTRICIONAIS
Ameixas são um tipo de fruta de baixa caloria. Ideal para quem pratica muita atividade desportiva, mas também para melhorar o bom funcionamento intestinal. Dentro encontramos:
- água
- proteína
- fibra
- açúcares
Com lipídios em uma porcentagem mínima.
Mas não devemos esquecer que as ameixas são rico em vitaminas C, A, K e contém:
- potássio,
- futebol,
- fósforo,
- ferro,
- cobre,
- riboflamina,
- magnésio,
Um coquetel de saúde capaz de fornecer os nutrientes certos e regular as funções intestinais.
BENEFÍCIOS DAS AMEIXA
Os efeitos diuréticos e laxantes são conhecidos por todos. De fato, esta fruta possui propriedades capazes de estimular a atividade intestinal. Mas não só. ameixas próprias filonutrientes capaz de proteger o organismo com antioxidantes naturais.
Com suas características, ajuda a manter o açúcar no sangue na faixa normal. E na dieta, sempre após consulta médica, pode ajudar a manter um peso saudável.
PARA QUE SERVE AS AMEIXA?
Além disso, de acordo com estudos recentemente conduzidos, a Ameixas da Califórnia eles podem fortalecer os ossos. E assim eles podem prevenir o risco de osteoporose especialmente em uma idade mais avançada.
AMEIXAS CONTRA A CONSTIPAÇÃO
É A fruta por excelência para melhorar as funções do intestino e tem efeitos que não devem ser subestimados. Em particular, para o constipação é recomendado tomar ameixas, mas não mais que 30-40 gramas. Aliás, lembre-se que são alimentos calóricos. Uma vez desidratado, seus valores nutricionais são melhor preservados. Isso não só facilita a assimilação intestinal, mas também o favorece como um excelente laxante natural.
Para obter esses benefícios, no entanto, não se deve exagerar. A quantidade diária recomendada de ameixas é de cerca de cinco unidades. Para consumir ao longo do dia: desde o pequeno-almoço, altura ideal para tomar a maior quantidade, até porque é capaz de estimular ainda mais o efeito laxante, para depois distribuir o resto durante os lanches ou almoço.
LEIA TAMBÉM: Tarte de limão: a receita sem manteiga, com iogurte e amêndoas
QUAL A DIFERENÇA ENTRE A AMEIXA E A AMEIXA?
Praticamente nada. Mesmo que no jargão comum, muitas vezes são diferenciados pela forma como são apresentados. Ameixa associa-se a fruta fresca, colhida e consumida assim, sem necessidade de qualquer transformação posterior. enquanto o termo ameixa geralmente é usado em referência à fruta desidratada ou seca, ou seja, a ameixa.
AMEIXAS FRESCAS E AMEIXAS SECAS
A escolha depende do seu gosto e das possíveis implicações que deseja ter. Mas em ambos os casos, seja um ou outro, essas frutas permitem introduzir nutrientes fundamentais no organismo. As ameixas secas são mais recomendadas para atletas, para serem consumidas no café da manhã ou lanche e não mais que 3 unidades ao dia.
Já os frescos são menos calóricos, sua concentração de valores nutricionais é menor, mas podem ser consumidos em maiores quantidades.
QUANTAS AMEIXAS FRESCAS VOCÊ PODE COMER POR DIA?
Como acontece com qualquer alimento, deve-se tomar cuidado com a quantidade que o corpo pode ingerir. Sem exclusões para ameixas. Na verdade, é melhor que você não exceda cinco ameixas por dia. Embora frescas tenham uma ingestão calórica muito menor do que as secas, ainda contêm açúcares. Portanto, eles podem levar os efeitos positivos ao extremo, transformando-os no oposto oposto.




COMO USAR AMEIXAS NA COZINHA
Do arroz ao bolo, passando por uma série de pratos principais: a ameixa pode ser utilizada de diversas formas na cozinha. Aqui estão algumas das nossas receitas mais lidas.
CONTRAINDICAÇÕES DAS AMEIXAS
As ameixas têm uma ampla gama de propriedades benéficas, mas não são imunes a efeitos negativos. Na verdade, estes podem promover a formação de cálculos renais. Isso acontece por causa do sorbitolum átomo que pode colocar tanto os diabéticos quanto os que sofrem de insuficiência renal em sério risco.
Em particular, este constituinte que nas medidas certas favorece a regularização intestinal, em quantidades exageradas pode levar ao nascimento de problemas gastrointestinais, mesmo bastante desagradáveis.